Vaga para auxiliar de creche em Manaus – AM

Amor, carinho, dedicação e paciência são palavras-chaves quando o assunto é auxiliar de creche. A profissão é muito desejada por aqueles que amam crianças e pode ser a carreira certa para você também.

O auxiliar de creche é o profissional responsável por auxiliar no desenvolvimento dos pequenos e zelar pelo cuidado de cada um. 

Para isso, o auxiliar deve prestar suporte ao professor durante a rotina escolar, cuidar da higiene e alimentação das crianças, desenvolver brincadeiras, ajudar na organização do espaço e muito mais.

Quem escolhe atuar na área precisa saber como lidar com crianças, como falar com elas e como se portar dentro de uma instituição de ensino.

Se você está pensando em ingressar nessa carreira, você chegou ao lugar certo! Neste conteúdo você vai aprender o que faz e como se tornar um auxiliar de creche.

Ah! E, no final do texto, deixamos uma dica incrível para você se profissionalizar gratuitamente e já começar a trabalhar na área. Confira!

O que faz um auxiliar de creche em Manaus?

O auxiliar de creche cuida da higiene e alimentação das crianças, além de prestar suporte ao professor na promoção de atividades educativas, prevenção de acidentes, criação de rotina e atenção aos alunos. 

Vale lembrar que a creche não é apenas um local onde os pais deixam os filhos. Ali é um ambiente em que se promove o desenvolvimento das crianças, especialmente, do ponto de vista sensorial, cognitivo, motor, social e afetivo.

Por isso, o auxiliar de creche deve ser um profissional bem preparado. Ele deve ser capaz de auxiliar no crescimento desses indivíduos e estar atento a possíveis problemas de saúde, como febre, para alertar os pais.

Quais são as principais atribuições do auxiliar de creche em Manaus?

Dentre as principais atribuições do auxiliar de creche, podemos citar:

  • Auxiliar no preparo dos alimentos para os alunos e na hora das refeições;
  • Cuidar da organização do espaço e segurança das crianças;
  • Zelar pela higiene dos pequenos, por exemplo, trocando fraldas (se necessário) e ensinando eles a lavar as mãos e escovar os dentes;
  • Ajudar o professor na elaboração e aplicação das atividades, além de promover brincadeiras animadas que prendam a atenção dos alunos;
  • Observar o comportamento infantil e identificar possíveis sinais de alerta.

Como está o mercado de trabalho para auxiliar de creche em Manaus?

O auxiliar de creche pode trabalhar em qualquer instituição, pública ou privada, que cuida de crianças de 0 a 5 anos, como escolas infantis em Manaus, ONGs, creches e hospitais.

O mercado de trabalho é repleto de oportunidades para quem quer atuar na área e está ainda melhor devido ao retorno das aulas presenciais (após a quarentena).

De acordo com o site Salário, houve um aumento de 83,4% nas contratações formais de auxiliar de creche com carteira assinada entre abril de 2021 e março de 2022, em regime integral de trabalho.

No entanto, o tempo de serviço pode ser meio período ou período completo, dependendo da necessidade de instituição de ensino.

Quanto à remuneração, ainda de acordo com uma pesquisa realizada pelo site Salário no mesmo período, um auxiliar de creche ganha em média R$1517,03 por uma jornada de 41 horas semanais. 

O teto salarial é de R$2600, mas os valores podem variar de acordo com a experiência do profissional e região do país.

Por que escolher a profissão de auxiliar de creche em Manaus?

A profissão de auxiliar de creche é uma excelente oportunidade para quem está começando no mercado de trabalho ou quer trocar de profissão. Ela pode ser o primeiro passo para uma grande carreira na área da educação infantil.

Além disso, o cargo de auxiliar de creche é repleto de aprendizados e singelas recompensas ao ver o desenvolvimento das crianças. O profissional que atua na área adquire muita experiência e entende mais sobre a rotina escolar.

Também vale destacar que existem muitas oportunidades para quem quer trabalhar como auxiliar de creche, portanto, é uma ótima escolha para quem está em busca de emprego e quer atuar na área da educação.

Características importantes para auxiliar de creche

O profissional que deseja atuar como auxiliar de creche deve ter algumas características básicas, dentre elas:

  • Amar crianças; 
  • Ser paciente e carinhoso (a);
  • Ser amigável e alegre;
  • Ter boa comunicação (para se comunicar com os pais e educadores);
  • Ter criatividade (importante para elaboração de atividades e brincadeiras);
  • Ter sensibilidade para detectar algum problema com a criança.

Além disso, para trabalhar como auxiliar de creche você também deve realizar cursos específicos para aprender mais sobre a rotina escolar e sobre metodologias de ensino. Entenda mais a seguir.

O que é necessário para se tornar auxiliar de creche em Manaus?

Para se tornar auxiliar de creche não é necessário ter ensino superior, porém o indicado é que o profissional faça cursos livres na área para se preparar.

Afinal, as crianças exigem um conjunto de cuidados específicos, especialmente dentro do ambiente escolar, para que alcancem seu pleno desenvolvimento.

A boa notícia é que, atualmente, já é possível aprender e se profissionalizar para atuar como auxiliar de creche, sem sair de casa.

Diversas instituições de ensino em Manaus oferecem o curso de auxiliar de creche online com tudo que você precisa saber para já ingressar na profissão.

O estudo certamente é um grande diferencial na hora de conquistar a vaga de emprego, uma vez que comprova a preparação do profissional em auxiliar o professor no cuidado com as crianças.

Como se qualificar para ser auxiliar de creche?

Aqui no GINEAD, Instituto Nacional de Ensino à Distância, você encontra os cursos certos para conquistar qualificação profissional.

São mais de 400 cursos online e gratuitos disponíveis na plataforma, sendo diversos deles pensados para quem quer crescer na área da educação.

O Curso Online Grátis de Auxiliar de Creche, por exemplo, é um dos mais procurados do site e já qualificou mais de 16 mil alunos.

Por meio do material, você vai aprender desde a história das creches no país até as principais rotinas do cotidiano escolar. Também vai aprender o que fazer em diferentes situações, por exemplo, na hora do choro.

Ao final do curso, o aluno tem a opção de emitir o certificado válido em todo o Brasil para garantir qualificação profissional e aumentar as suas oportunidades. A emissão do documento é opcional e ocorre mediante ao pagamento de uma taxa.

Ah! E, para quem quer ir ainda mais longe, o GINEAD oferece diversos outros cursos na área, como: A Arte de Contar Histórias Infantis, Construindo a Escola Inclusiva, Jogos e Brincadeiras para Recreação Infantil e Atividades com Crianças.

E aí, preparado para crescer profissionalmente?! Para conhecer todos os cursos da área da educação que estão disponíveis na plataforma, é só acessar este link e agarrar a sua oportunidade. Todos os cursos são gratuitos e online.