Concurso TJ PR 2020/2021: novo edital é autorizado para o cargo de Juiz Substituto

Concurso TJ PR 2020/2021: novo edital é autorizado para o cargo de Juiz Substituto

Tribunal de Justiça do Paraná tem expectativa de abrir um novo edital de concurso público (Concurso TJ PR 2020/2021) para o cargo de Juiz Substituto

Tribunal de Justiça do Paraná se prepara abrir um novo edital de concurso público (Concurso TJ PR 2020/2021) para o cargo de Juiz Substituto. Nesta quarta-feira, 08 de julho, o presidente do órgão, Adalberto Xisto Pereira, autorizou um novo certame para carreira.

De acordo com o documento, publicado no Diário da Justiça do Paraná, a autorização do concurso TJ-PR ocorre por conta do déficit de magistrados no TJ. De acordo com o presidente, o número de aprovados remanescentes no último concurso, realizado em 2018/2019, não é suficiente para suprir os cargos que estão vagos no órgão.

De acordo com o documento de autorização, faltam 31 candidatos candidatos remanescentes do último edital do concurso, com possibilidade de nomeação. Desse total, no entanto, oito já lograram êxito em outras seleções para a magistratura, tendo assumido suas funções em outros estados.

O TJ-PR conta hoje com 25 cargos de magistrados e 27 vagas na carreira da magistratura. Considerando a necessidade, o presidente justifica ser imprescindível a abertura de novo concurso TJ PR para carreira de Juiz Substituto.

Agora, com autorização do concurso TJ-PR, o próximo passo será a formação de comissão organizadora. Após isso, o regulamento do concurso deverá ser publicado e a banca contratada. Após essas etapas, o edital poderá ser publicado.

Para concorrer a uma das vagas no cargo de Juiz Substituto, o candidato deverá ter bacharelado em Direito há, pelo menos, três anos. Além disso, será necessário ter exercício de atividade jurídica pelo mesmo período. O salário inicial é de R$24.818,89.

Último Concurso TJ PR – Juiz Substituto

O último concurso TJ PR para juiz substituto foi realizado em 2018. Na época, foram oferecidas 17 vagas mais formação para cadastro de reserva. Desse total, 13 foram para a ampla concorrência, uma para deficientes e três para negros.

O concurso foi composto por prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório, provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social, exames de sanidade física e mental, avaliação psicológica, de caráter eliminatório, prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, e avaliação de títulos, de caráter classificatório.

A prova objetiva seletiva foi aplicada no dia 10 de março de 2019. A avaliação contou com três blocos:

BLOCO I: Direito Civil; Direito Processual Civil; Direito do Consumidor; Direito da Criança e do Adolescente.

BLOCO II: Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Constitucional; Direito Eleitoral; Juizados Especiais; Código de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça do Paraná; Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Paraná.

BLOCO III: Direito Empresarial; Direito Tributário; Direito Ambiental; Direito Administrativo.

Informações do concurso
  • Concurso: Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR)
  • Cargo: Juiz
  • Banca: a definir
  • Escolaridade: superior
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: até R$24.818,89
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Edital TJ-PR Juiz

Deixe um comentário