Novidade: Bancos poderão conceder empréstimo tendo FGTS como garantia! Veja

Novidade: Bancos poderão conceder empréstimo tendo FGTS como garantia! Veja

A parcela anual do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), conhecida como saque-aniversário, poderá ser usada como garantia de empréstimo em bancos. A resolução que regulamenta a linha de crédito foi publicado no Diário Oficial no dia 27 e referendado nesta terça-feira,5, pelo Conselho Curador do FGTS.

De acordo com o texto, a Caixa Econômica Federal tem 30 dias, a partir da data da publicação da resolução, para estabelecer os procedimentos operacionais visando viabilizar a operação e os bancos terão mais 30 dias para conceder o empréstimo.

De acordo com o Ministério da Economia, a garantia de receber parte do saldo do FGTS diminui os riscos para os bancos em caso de inadimplência, que podem cobrar taxas mais baixas dos clientes. A previsão é que com a medida saque-aniversário crie um mercado de até R$ 100 bilhões em recebíveis de crédito nos próximos quatro anos.

O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade nova de liberação do dinheiro do fundo e é optativa. Ela permite retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa (emprego atual) ou inativa (emprego anterior) anualmente, que varia de acordo com a quantia que o trabalhador possui.

O pagamento do recurso está em vigor e segue calendário por mês de nascimento. Quem recebe pela modalidade tem direito a parcela anual, mas não pode sacar o dinheiro em caso de demissão sem justa causa. Contudo, é garantido ao trabalhador o saque da multa rescisória. A movimentação da conta do FGTS ainda poderá ser feita em casos específicos como doenças graves, moradia própria, aposentadoria, calamidade pública,etc.

Os interessados em aderir devem informar a Caixa, a opção pode ser feita no app FGTS, no site fgts.caixa.gov.br, no Internet Banking Caixa ou nas agências da instituição.

Dispensa de extrato do FGTS

Além da resolução sobre uso do FGTS como empréstimo, o Conselho Curador ainda aprovou texto que dispensa a Caixa de enviar extrato do FGTS em papel aos contribuintes, isso porque o documento está disponível no aplicativo, site e mensagens por celular. O trabalhador deve solicitar a Caixa se quiser continuar recebendo o extrato pelos Correios.

 


“ACESSE O (GRUPO VIP) E ENTRE PARA FICAR POR DENTRO DE NOTÍCIAS, EMPREGOS, CURSOS GRATUITOS E CONCURSOS!”


 

CURSOS E EMPREGOS: Entenda como funciona o nosso trabalh0!


O Site www.cursoseempregos.net atua APENAS na divulgação de vagas.

Não realizamos seleção e/ou contratação. Pedimos que leia sempre com muita atenção todos os dados da vaga antes de se candidatar. Envie currículo apenas para as vagas que corresponda ao seu perfil.

O Site www.cursoseempregos.net não faz nenhum tipo de cobrança financeira dos usuários do site.

Fique atento a cobranças de empresas terceiras para serviços de recolocação profissional ou promessas de emprego.A finalidade do nosso site é exclusivamente divulgar vagas de emprego GRATUITAMENTE. O envio do seu currículo através da nossa plataforma não é garantia de agendamento de entrevista e/ou seleção.

Não possuímos nenhum envolvimento ou participação no processo seletivo.

Nossa plataforma é gratuita hoje, amanhã e sempre.

Deixe um comentário